quinta-feira, 7 de maio de 2009

Cruzeiro abre as oitavas-de-final da Copa Santander Libertadores em Santiago


Depois de encerrar a fase de grupos como líder da chave 5, o Cruzeiro começa na noite desta quinta-feira o confronto das oitavas-de-final da Copa Santander Libertadores. O time celeste disputa o jogo de ida contra o Universidad de Chile a partir das 22h 15 (de Brasília), no estádio Nacional de Santiago. 

Qualificado com a quinta melhor campanha da fase preliminar, o Cruzeiro encara o Universidad de Chile, que foi o segundo colocado do grupo 7 e teve o 12º melhor desempenho entre os 16 classificados. O time celeste tem como vantagem a possibilidade de definir o embate no Mineirão, no próximo dia 14.

A partir das oitavas, passa adiante quem somar mais pontos nas partidas de ida e volta. Saldo de gols e gol na casa do adversário são critérios de desempate. Se a igualdade persistir, a classificação é definida nas cobranças de pênaltis.

O vencedor de Cruzeiro x Universidad de Chile encara quem passar do confronto entre São Paulo x Chivas-MEX. A equipe paulista terá o mando de campo da segunda partida. 

A equipe comandada por Adilson Batista terá como desafio fazer o Cruzeiro chegar mais longe que nas duas últimas participações, que se encerraram nas oitavas. Coincidentemente, ambos os confrontos foram decididos no Mineirão, como agora.

Em 2004, o time celeste foi eliminado pelo Deportivo Cali, nos pênaltis, após revés por 1 x 0 na Colômbia e vitória por 2 x 1 no Mineirão. No ano passado, o Cruzeiro parou frente ao Boca Juniors, que venceu por 2 x 1, tanto em em Buenos Aires como em Belo Horizonte.

O meia Wagner participou da Libertadores no ano passado e avalia que o elenco celeste está mais bem preparado para romper a barreira das oitavas-de-final.

"No ano passado nós fomos surpreendidos contra o Boca quando tentamos jogar de igual ara igual contra no primeiro jogo, na Argentina. E para se ganhar uma Libertadores, é preciso o algo mais que não tivemos em 2008. Fizemos uma partida brilhante contra o Boca em casa e não marcamos os gols. Perdemos gols que fizeram falta", resumiu o camisa 10.

O Cruzeiro tem quatro vitórias, um empate e uma derrota na Libertadores 2009. O aproveitamento é de 72,2%. Wagner considera que o time tem cumprido seu papel, apenas com a ressalva do revés para o Estudiantes, na Argentina. O armador celeste julga que a fase de mata-mata não permite que a equipe cometa os erros que levaram àquele resultado.

"O que tínhamos para errar, erramos contra o Estudiantes. Conseguimos nos redimir em casa, classificamos em primeiro lugar e agora estamos nas oitavas. Para um time que visa ser campeão da Libertadores, daqui para frente são só acertos", concluiu.

O cruzeiro deve entrar com os jogadore

Fabio; Jonathan, Leonardo Silva, Leo Fortunato , Gérson Magrão;Henrique, Marquinhos Paraná ,Ramires e Wagner; Thiago Ribery e Kléber

0 comentários: