domingo, 14 de junho de 2009

Palmeiras x Cruzeiro


O Cruzeiro disputará a sexta rodada do Campeonato Brasileiro com uma missão clara em mente. O time celeste enfrentará o Palmeiras, neste domingo, às 18h 30, no Palestra Itália, disposto a trazer para Belo Horizonte o primeiro triunfo como visitante na competição. Até aqui, a equipe foi derrotada nas duas vezes que atuou fora de casa.

As duas equipes têm se dividido entre o Brasileirão e a Copa Santander Libertadores e ainda não deslancharam na competição nacional. Ambas ocupam posições intermediárias na tábua de classificação. 

Com duas vitórias, um empate e duas derrotas, o Cruzeiro tem sete pontos ganhos e 46,6% de aproveitamento. O adversário de domingo tem campanha de dois triunfos, dois empates e uma derrota e soma oito pontos, rendimento de 53,3%.

Longe do Mineirão, o Cruzeiro perdeu para Náutico, por 2 x 0, e São Paulo, 3 x 0. Para Adilson Batista, o time celeste precisa melhorar o rendimento como visitante que teve em 2009 para pleitear o título do Campeonato Brasileiro.

"No ano passado acho que foram 38% de aproveitamento, seis vitórias. Tem que melhorar, mas não é só o Cruzeiro, as dificuldades são para todos. Nos últimos anos o São Paulo é que ganhou oito, nove, o Cruzeiro, em 2003, dez. É difícil ganhar fora. Mas a gente está trabalhando para mudar essa performance", afirmou.

O comandante celeste defende que, apesar das derrotas, o Cruzeiro teve chances de marcar em ambos os jogos que disputou fora de casa. Ele crê que é hora de o time aprender com as lições de 2008, quando as partidas como visitante foram o ponto fraco do time.

"O Cruzeiro é o time que mais cria no Campeonato Brasileiro e isso deixa o treinador tranquilo. Agora precisa é ter um pouco de calma para definir e sair com o resultado positivo. Foi assim no ano passado também. Tivemos volume bom de jogo e vacilamos em determinados momentos, ou expulsão, ou entramos desligados. Precisamos melhorar. Quem pensa no título tem que vencer fora", observou.

As equipes conhecidas como Palestra Itália na primeira metade do Século XX têm histórico de jogos equilibrados. Foram até aqui 71 jogos, com 26 triunfos para cada lado e mais 19 empates. O Cruzeiro marcou 101 gols, contra 107 do Palmeiras.

A história dos clubes começou a se cruzar em 1920. Descendentes italianos radicados em Belo Horizonte se uniram para fundar um clube de futebol em dezembro daquele ano, e se espelharam no Palestra Itália de São Paulo, fundado em 1914. Com base nos estatutos do co-irmão, foi fundada em 2 de janeiro de 1921 a Societá Sportiva Palestra Itália.

Os dois clubes deixaram de ter o mesmo nome em 1942, com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial ao lado dos Aliados (Estados Unidos, Inglaterra e União Soviética) contra os chamados países do eixo (Japão, Alemanha e Itália). Com isso, os Palestras foram obrigados a retirar de seus nomes as referências àqueles países, tendo os paulistas adotado Palmeiras e os mineiros Cruzeiro.

PALMEIRAS X CRUZEIRO

Motivo: sexta rodada do Campeonato Brasileiro
Data: 14/06/2009 (domingo)
Local: estádio Palestra Itália, em São Paulo-SP
Horário: 18h 30
Árbitro: Leandro Vuaden (RS)
Transmissão: Sportv para todo o Brasil, exceto São Paulo, e Pay-per-view

0 comentários: