quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Flamengo x Cruzeiro



O Cruzeiro fez um turno muito aquém de suas possibilidades e espera disputar um ‘novo Brasileirão’ a partir desta quinta-feira, às 21h, contra o Flamengo, no Maracanã, quando será aberta a segunda e decisiva etapa da competição. Com uma trajetória vitoriosa de agora em diante e os 21 pontos somados nos primeiros 18 jogos – tem uma partida a menos –, os celestes alimentam a expectativa de terminar a disputa no G-4 e voltar à Libertadores.

Matematicamente, até o título é possível, uma vez que o Cruzeiro poderá alcançar 81 pontos se vencer todos os jogos. O São Paulo se sagrou tricampeão brasileiro com 78, 77 e 75 pontos nas últimas três edições.

Voltar à Libertadores passa pela conquista de 43 pontos em 20 jogos.

Adílson Batista evita falar publicamente em metas nesse momento em que o Cruzeiro ocupa a modesta 14ª posição e está a 12 pontos do quarto colocado.

No entanto, um dos líderes do grupo pensa grande. “Se você for o campeão do segundo turno, você pode ser até o campeão brasileiro. Depende do rendimento das outras equipes. Então a gente vai começar focado no que a gente tem que fazer de melhor, que é conquistar as vitórias e brigar pelo título do segundo turno, que com certeza isso vai nos capacitar a brigar pelo título do Brasileiro ou dentro da Libertadores”, disse Fábio.

Kléber ainda não sonha tão alto e pensa na missão imediata. “Com o returno começando, é a hora de a gente começar a melhorar também, subir na tabela. O Flamengo vem de uma derrota, a gente de um empate dentro de casa, um resultado que foi ruim, e espero ir no Rio, fazer um bom jogo e começar a subir na tabela”.

Psicologicamente, o atacante julga a vitória fundamental no Maracanã. “É bom sair agora, poder vencer, e tirar um pouco desse peso do último jogo com o Santos”, completou Kléber, referindo-se ao empate com os paulistas.

Mudanças

Por força do mercado e até para renovar os ânimos na Toca após a perda da Copa Libertadores, o elenco cruzeirense sofreu algumas alterações. Depois de Ramires, Gérson Magrão e Wagner foram negociados para o exterior. Dos reforços que chegaram, apenas o zagueiro Gil e o ala/armador Gilberto estrearam. A maior expectativa da torcida é pelo primeiro jogo do meia-atacante equatoriano Guerrón, que pode ser no domingo, no Mineirão.

Enquanto o principal reforço não estreia, o ataque terá a volta de Thiago Ribeiro no Maracanã, ao lado de Kléber. O velocista será peça fundamental na estratégia de usar os contra-golpes e os lados do imenso gramado para surpreender o Flamengo.

Quem também retorna ao time é o volante Henrique, livre de suspensão. A baixa será o lateral-direito Jonathan. Ele sofreu um estiramento na coxa esquerda contra o Santos. O seu substituto natural é Jancarlos. Ainda assim, Adílson poderá optar pela improvisação do volante Marquinhos Paraná no setor. Se isso acontecer, Fabinho vai compor o meio-campo.

Rubro-negro

Com muitos desfalques, o Flamengo jogará no esquema 3-5-2. Fabrício vai compor o trio defensivo com David e Ronaldo Angelim. As atrações estarão mesmo é no ataque, formado por Adriano, artilheiro do Brasileirão, e Emerson, seus assistente.

Mesmo sem contar com os laterais Leonardo Moura e Juan e os meio-campistas Toró e Kléberson, o técnico Andrade confia em um grande resultado diante de um Cruzeiro quase completo. “Estou otimista em conseguirmos mais uma vitória, mesmo com o grande número de desfalques. Mexi um pouco na estrutura da equipe devido aos desfalques, mas acredito que podemos fazer uma boa partida”.

O Flamengo foi goleado pelo Grêmio por 4 a 1 na última rodada. (UAI)

0 comentários: