segunda-feira, 1 de junho de 2009

Tudo que não pode fazer


No dia em que celebrou a confirmação do Morumbi como uma das 12 sedes para a Copa do Mundo de 2014, o São Paulo pôde festejar também em campo. O técnico Muricy Ramalho barrou Hernanes, Jorge Wagner e Dagoberto, e o tricolor paulista venceu o Cruzeiro por 3 a 0, neste domingo, e espantou a má-fase. Com a derrota, o time mineiro deixou o G-4, o grupo dos quatro que se classificam para a Libertadores, e não conseguiu se manter na cola do líder Internacional.

Para obter a primeira vitória no Campeonato Brasileiro e voltar a vencer, o que não ocorria há mais de um mês, Muricy sacou os três jogadores e apostou no retorno do esquema com três zagueiros - André Dias, Renato Silva e Miranda - na entrada de Borges e na estreia do meia Marlos.

Quatro dias depois de ser derrotado pelo Cruzeiro, no Mineirão, por 2 a 1, no primeiro jogo das quartas-de-final da Libertadores, o São Paulo deu o troco nos mineiros, dessa vez pela competição nacional. As duas equipes voltam a se enfrentar no dia 17 de junho, no Morumbi, quando decidirão quem avançará na competição continental. 

O São Paulo preparou a festa para a torcida, que foi em bom número por causa da promoção nos ingressos, trocados por um quilo de arroz ou feijão e mais R$ 1. A diretoria não queria o estádio vazio para o dia em foram anunciadas as cidades-sedes da Copa, e autoridades, como o governador José Serra e o prefeito Gilberto Kassab, estiveram presentes.
O tricolor paulista, que vinha de duas derrotas e dois empates na temporada, não vencia desde 22 de abril, quando bateu o América de Cali por 2 a 1, pela Libertadores. Com a primeira vitória no Brasileirão, o São Paulo chegou a cinco pontos e deixou a zona de rebaixamento, Anteriormente, o time havia empatado duas vezes e perdido uma.

Borges destacou a vitória e a reação são-paulina. "Na minha maneira de ver, hoje (domingo) a gente fez uma das melhores partidas nossa no ano. Fizemos dois gols no primeiro tempo, tivemos várias oportunidades no segundo tempo. É aquele jogo que a gente vence, vence com autoridade e jogando um bom futebol", disse o atacante em entrevista veiculada pela Rádio Itatiaia.

Com a derrota, o Cruzeiro deixou o G-4 (grupo dos quatro que garantem vaga na Libertadores do ano que vem). Foi a segunda derrota dos mineiros na competição, ambas fora de casa. Os seis pontos do time celeste foram conquistados dentro de casa, nas vitórias sobre Flamengo e Vitória.

Fabrício admitiu que o Cruzeiro não iniciou bem o jogo. "A gente entrou muito mal, a gente entrou devagar. O time deles entrou mais devagar que a gente ainda, mas numa bobeira eles conseguiram fazer o gol. E aí nosso time teve que sair, nosso time é aguerrido, não pipoca em lugar nenhum do Brasil, então a gente sai para cima e fica um pouco exposto", afirmou o volante em entrevista à Rádio Itatiaia.

No primeiro tempo, o Cruzeiro teve mais posse de boa, mas o São Paulo foi mais eficiente. Aos 12min, Washington aproveitou uma indecisão da marcação mineira e tocou de cabeça no canto direito de Fábio. Os cruzeirenses reclamaram de um puxão de camisa do atacante são-paulino em cima do volante Henrique.
O São Paulo ampliou aos 32min depois de bola trama entre Marlos e Zé Luís, que tocou para Borges fazer 2 a 0. O Cruzeiro continuou tentando furar a marcação são-paulina, principalmente com Kléber, que travou um duelo com o trio de zagueiros do time da casa. 

No segundo tempo, a partida estriou um pouco. Em desvantagem, o Cruzeiro saiu mais para o jogo, em busca de uma reação no jogo. O São Paulo aproveitou para ampliar num contra-ataque rápido. Dagoberto, que havia substituído a Washington, recebeu em velocidade e bateu cruzado para selar a vitória do São Paulo. 

Na próxima rodada, o São Paulo enfrenta o Avaí, em Florianópolis, às 16h de domingo 7. No mesmo dia, o Cruzeiro encara o líder Internacional no Mineirão, às 18h30.

SÃO PAULO 3 x 0 CRUZEIRO


São Paulo
Denis; André Dias, Renato Silva e Miranda; Zé Luís, Junior Cesar, Eduardo Costa, Jean e Marlos (Hernanes); Washington (Dagoberto) e Borges
Técnico: Muricy Ramalho

Cruzeiro
Fábio; Jonathan, Leo Fortunato, Thiago Heleno e Gerson Magrão (Athirson) (Elicarlos); Fabrício, Henrique, Marquinhos Paraná e Ramires; Kléber e Wellington Paulista (Zé Carlos)
Técnico: Adilson Batista

Data: 31/5/2009 (domingo)
Local: Estádio Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Evandro Rogério Roman (PR)
Auxiliares: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Gilson Bento Coutinho (PR)
Público: 51.800 pagantes
Renda: R$ 51.800,00
Cartões amarelos: Wellington Paulista, Henrique, Ramires (CRU); Miranda, Zé Luís, Dagoberto (SPO) 
Gols: Washington, aos 12min, Borges, aos 32min do primeiro tempo; Dagoberto, aos 32min do segundo tempo

0 comentários: